Fotos

Photographer's Note

A Mina de São Domingos situa-se no Baixo Alentejo, na margem esquerda do Guadiana, a 17 km da Vila de Mértola. Os terrenos da região são quase todos de xisto, o clima é quente e seco, nos meses de Verão as temperaturas máximas ultrapassam regularmente os 30 - 35º Celsius. A Mina de São Domingos integra-se na Faixa Piritosa Ibérica que constitui uma das mais importantes Províncias Metalogénicas de sulfuretos maciços polimetálicos à escala mundial. Encontra-se inactiva desde 1966.

No local encontram-se lagoas ácidas (pH aproximadamente de 2,4 e daí a forte cor azulada) que foram criadas há mais de uma dezena de anos para fazer decantação das escorrências da antiga mina. Esta situação de abandono da mina é preocupante, uma vez que coloca sérios problemas ambientais, não só a nível dos impactos paisagísticos, mas também dos ecossistemas afectados. Estas ditas águas ácidas são, não só prejudiciais para os solos (que ficam assim contaminados), nem para os ecossistemas que se encontram junto das minas, mas também para linhas de água (algumas para consumo de populações).

Artigo completo

Amaz, paura ha puntuado esta nota como útil.

Photo Information
Viewed: 10306
Points: 8
Discussions
  • None
Additional Photos by Paulo Goncalves (Juntas) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 1449 W: 216 N: 1809] (7960)
View More Pictures
explore TREKEARTH